A nova batalha

No ultimo post falamos sobre as gigantes da internet, como elas se relacionam com o mundo 2.0. Neste vamos falar um pouco sobre como está a briga entre elas pelo filé do mercado de hoje, o dos smartphones e tablets. Você com certeza será afetado por isso.

Começando com uma breve retrospectiva do mercado de telefonia e dos principais envolvidos nos últimos 10 anos:

2001 – Apple lança o iPod

2004 – Google lança o Gmail o primeiro email com 1Gb de capacidade

2005 – Google lança o serviço GMaps

2007 – Apple lança o iPhone. iPhone é lançamento do ano pela revista Times. Google lança o GDocs

2008 – Google anuncia o Android. Apple lança o iPhone 3G.

2009 – Lucro da Apple com divisão de celulares foi maior do que Nokia. Motorola Droid é o lançamento do ano pela Revista Times.

2010 – Google lança o Nexus One e Apple o iPad

Estes foram importantes fatos para o cloud computing e para o acesso móvel à internet. A partir de 2007 o mercado que era bem dividido entre fabricantes de aparelhos e prestadores de serviço de telefonia sofreu um choque com o lançamento do iPhone que inovou ao propor uma nova maneira de navegar na internet além de uma nova maneira de comprar de sua loja virtual.

No começo essa aventura ganhou forte apoio do Google que percebeu que o produto da Apple seria um canal fantástico para os consumidores acessarem seus produtos e ofereceu vários aplicativos e serviços grátis para o iPhone. Mas conforme observou o sucesso da iniciativa, o Goolge resolveu dar um tapa na ex-parceira e entrar também neste mercado com o seu sistema Android. A história se repete: Microsoft fez o mesmo 20 anos antes também com a Apple.

Hoje os grandes atores desse cenário já estão se organizando numa configuração que será mais ou menos assim:

– Apple com completo domínio sobre software e hardware, mas, ainda sem nada muito relevante em nuvem.

– Nokia se une com Intel afim de desenvolver um software, o MeeGo, e um serviço de nuvem competitivo.

– Google entrou com sua excelência em serviços de nuvem, oferecendo um software competitivo e aberto e unindo-se a uma lista enorme de fabricantes de celulares entre elas, as fortes Motorola, Samsung e HTC.

Quem conseguirá se estabelecer com mais vigor?

Isso vai depender de quem conseguir adicionar mais valor ao cliente, neste pacote que é determinado por melhor qualidade no aparelho (hardware), no software e na disponibilidade de serviços na nuvem + identificação com a marca. Lembrando aí, que como tudo na administração (e no futebol) uma corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco.

Isso explica a mais recente tendência de verticalização no mercado de tecnologia. Ficou claro para todos que não se pode oferecer o melhor pacote hardware + software + nuvem sem ter boa presença e influência nestes três níveis. Foi por isso que Google correu para desenvolver o Android e lançar um celular com o seu nome e porque Nokia, Apple e Microsoft estão tentando garantir seus serviços na nuvem. Estamos passando por uma fase de verticalização das operações nas empresas de tecnologia. Não apenas no mercado de smartphones, mas em geral. Lembrem-se do revolucionário netbook que a ASUS, gigante de hardware, lançou anos atrás, Eee PC 701, com sistema Linux personalizado por ela mesma. E lembre-se que na última geração de consoles de vídeo game uma estreante assumiu papel de destaque: a Microsoft, gigante do software, lançou seu console e fez dele o segundo mais vendido. Todas aprenderam uma mesma lição com a Apple: a qualidade está no conjunto, não no hardware ou software em separado.

Toda essa briga é para dominar fatores estratégicos do mercado afim de conseguir repetir o que a Microsoft fez com o Windows nos PCs: monopolizar a linguagem que vai predominar. Mas no meio disso, se perderem o foco no cliente, podem se dar muito mal. E mais do que nunca devem se preocupar com a percepção dos consumidores sobre a marca. Ela nunca esteve tão aguçada.

No próximo post vamos analisar e comparar especificamente os produtos e os pacotes de cada empresa com suas concorrentes.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: